Periódico LABINE Jorge Amado
Ano I. Número 01.
Junho / Julho 2009.
Seu Informativo Eletrônico
Caro Educador,
É com um enorme prazer que estamos lançando o nosso primeiro exemplar do Periódico Labine, como mostra da enorme diversidade de sugestões e de como os multimeios podem ajudá-los nessa importante jornada rumo a descoberta do conhecimento juntamente com seu aluno.
Nesse espaço estaremos disponibilizando todas as informações necessárias para que você possa tirar o máximo de proveito dessa ferrmanta tão necessária para o seu fazer pedagógico.
Dicas de sites, consultas on line, blogs, podcasts, simuladores, Internet, entre tantas outras, serão colocados ao seu dispor, além da agenda do Labine.
Maiores informações, estamos a sua disposição. Agende seu horário e leve sua turma, planeje sua atividade e mãos-a-obra.
Tecnologia que ajuda a ensinar
A revista Nova Escola do mês de julho, traz em sua reportagem de capa a matéria "Tecnologias que ajudam a ensinar". A edição faz uma referência contundente sobre a necessidade de se utilizar os multimeios como ferramentase que tem na tecnologia, suporte para que os conteúdos / temas, a serem trabalhados, se transformem em oportunidades de ensino. A autora da matéria, Amanda Polato, faz um chamado importante para o uso adequado das TIC's, e propõe como recurso didático o que explorar em cada disciplina através de atividades sequenciadas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Ciências, Língua Estrangeira e Arte.
Segundo Amanda Polato, "cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas, TIC's (tecnologia de informação e comunicação)". Entre os professores a disseminação de computadores, Internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas.
Diante de tantos aparatos e recursos tecnológicos, o professor se questiona: Quando usar a tecnologia em sala de aula? Como utilizar esses recursos? Por ser relativamente nova, a relação entre tecnologia e a escola ainda é batante confusa e conflituosa. Ainda segundo Amanda Polato, "dá pra responder a questão inicial; só vale levar a tecnologia para sala se ela estiver a serviço dos conteúdos / temas. Isso exclui atividades ou aquele vídeo que simplesmente cobrem buracos de um planejamento".
Do ponto de vista do aprendizado, "essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos / temas, que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem eles", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica. A íntegra dessa matéria você encontra no site
http://www.novaescola.org.br/ .
PLUGADO NOS SITES: CONTEÚDOS DIGITAIS
Os Conteúdos Digitais são recursos multimídia (vídeos, jogos, textos, áudios, gráficos, imagens...) que potencializam a construção de conhecimentos proporcionando a contextualização dos conteúdos nas diferentes áreas do conhecimento. São criadas por meio de ferramentas de autoria: ediores de texto; imagens; vídeos; áudio. Em qualquer área do conhecimento, a leitura de imagens, áudios e vídeos possuem elementos de sensibilização que permitem ao professor desenvolver os conteúdos / temas curriculares de uma forma diferenciada da apresentada apenas com o quadro e o piloto.
DICAS LABINE
Nessa 1ª edição do nosso periódico, estamos dando duas dicas de sites de acesso livre, que é o caso do "Planeta Educação" e do "Domínio Público". Exclusivo para o trabalho da sala de aula e consulta do professor. Então use e abuse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário